Utilizando o metrô

07-05-2011 11:08

Sexta, dia 6. Depois de muito andarmos pelas ruas de Toronto, cansadas e com dores nas pernas, utilizamos o metrô pela primeira vez. Ai se tívessemos perguntado antes!!!! Muito fácil. A lógica é a de todo metrô do mundo (ou pelo menos os de SP e Rio, que conheço). Aquele mesmo esquema: vê a direção (destino do trem) no mapa e daí saberá qual o lado utilizar. Tá.... é preciso saber também qual a estação que deve parar, mas isso é o mais simples. Só perguntar.

Enfim, ganhamos o mapa do metrô e analisando, vimos que há uma linha principal (a linha verde) que corta toda a grande Toronto de East a West. Aproximadamente na metade da linha, existem dois pontos de baldiação para a linha amarela que faz o sentido North a South. Esses pontos são curiosos, porque são duas linhas de trem uma acima da outra. Se o metrô é subterrâneo, a linha debaixo é mais subterrânea ainda. Ou seja, uma linha acima da outra. Entenderam? bom e além dessas linhas existem duas outras menores, que ainda não utilizamos.

A tarifa é de $3, mas se comprar 4 passagens sai por $2,50. O engraçado aqui é que quando tem funcionário trabalhando (aliás.... super simpáticoooo... canadense trata a gente muito bem) na guarita, as catracas não são travadas. Você joga a moedinha (parece de brinquedo de tãoo pequena que é) numa caixa de acrílico e passa tranquilamente. E quando não há funcionário, a gente deposita a moeda na catraca e libera (nesse ponto prefiro os bilhetes de SP e Rio). Tem o cartão também para quem usa sempre, mas ai em grande quantidade.

O clima no metrô é o mesmo. Pessoas lendo, cheiro caracteristico da cidade (que ainda não descobrimos o que é, mas vamos descobrir) e em alguns trens tem muita sujeira. Ah.. no metrô fizemos sucesso... não paravam de olhar para nós! Será que era porque estavamos falando em portugues?! rsrs...

 

—————

Voltar